Na minha lua de mel, passeando pelo norte de Portugal, fiquei sabendo que existia um museu de carros antigos, em uma região de água mineral Salus ,o Museu do Caramulo.
Perguntei onde seria o tal do museu e nos informaram que era logo ali, subindo a serra e resumindo não sei se português também tem o hábito de informar e dizer que é logo ali, igualzinho ao mineiro......rodamos por mais de uma hora e meia em uma estrada cercada de pinheiros, estreita e o pior cheia de curvas, que até eu que estava dirigindo passei mal, imagina a minha co pilota.
Depois dessa odisséia para localizar o tal museu finalmente chegamos a uma vilazinha muito bonita e arrumada com um hotel cassino e lá estava o museu muito bem organizado e situado em um casarão de época, com carros, motos, brinquedos e objetos de arte incríveis.
Museu do CaramuloDois irmãos, Abel e João de Lacerda, fundam nos anos cinquenta, um invulgar museu, numa pequena povoação chamada Caramulo, situada numa montanha no centro de Portugal, com luxuriante vegetação, virada a Sul, sobre um vale extenso de 80 Km: o mais vasto panorama do país. Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constrói um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar colecção de objectos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão da era Romana até Picasso. João de Lacerda, apaixonado por automóveis, constrói outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação. Com a morte prematura de Abel de Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda - hoje Fundação Abel e João de Lacerda - proprietária dos dois museus de Arte e Automóveis, abertos ao público todo o ano. Mais de 1 milhão de visitantes entraram neste meio século, no Museu do Caramulo. |
Colecção de AutomóveisA colecção de Automóveis, Motociclos e Velocípedes do Museu do Caramulo foi iniciada por João de Lacerda, em 1955, ao adquirir um Ford T de 1925. Desde então, a colecção foi aumentando, encontrando-se hoje em exposição no Caramulo. Devido ao sucesso do Museu do Caramulo e ao seu enorme prestígio, este foi acolhendo automóveis em depósito, alargando desta forma o espólio exposto. Contudo, é condição imperativa para um automóvel ser exposto, estar restaurado e com a mecânica impecável, tal como nasceu, permitindo-lhe desta forma circular normalmente em desfiles ou até mesmo participar em provas. Este objectivo presidiu à construção do edifício anexo, de forma a que cada veículo possa sair instantaneamente sem restrições. Isto porque, todos os automóveis circulam no exterior, pelo menos 2 vezes ao ano, sendo registado, numa ficha individual, tudo o que tiver ocorrido nessas saídas. O Museu do Caramulo dispõe de uma exposição permanente 30 motociclos e 70 automóveis (dos quais 14 veteranos), representando 36 marcas de 7 países. O mais antigo é um Benz de 1886 e o mais recente um Ferrari 456, de 1998. Existe ainda uma variada colecção de bicicletas e triciclos antigos. Muitos dos automóveis têm uma relação com a História de Portugal. Na colecção automóvel exposta permanentemente no museu pode observar-se:
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